Este programa gera um gráfico de órbitas do sistema solar no formato gráfico SVG, usando dados obtidos do Jet Propulsion Laboratory da NASA atualizados em dezembro de 2010.
Escolha um das opções prontas ou gere a sua selecionando diferentes parâmetros no formulário abaixo e apertando o botão Gerar Órbitas.
Limitações e problemas de compatibilidade:
Órbitas dos 4 planetas rochosos, 4 planetas gasosos e 5 planetas-anão. A órbita de Éris que dura 557 anos leva 10 minutos no gráfico. Na animação, um ano corresponde a pouco mais que 1 segundo.
Variações: clique em Configurar órbita e use o formulário abaixo para variar o tempo da animação, redimensionar e mostrar outros objetos.
Mostra a órbita de Sedna comparada à órbita dos planetas-anão Plutão, Éris, Makemake, Haumea e cometas com afélio* máximo de 1000 unidades astronômicas**. A órbita de Sedna (10.500 anos) dura 2 minutos na animação.
* Afélio = ponto da órbita que fica mais distante do Sol.
** 1 UA (unidade astronômica) = distância média da Terra ao Sol.
São mostrados apenas os asteróides cuja órbita situa-se entre Marte e Júpiter e que têm mais de 150km de diâmetro. A órbita de Júpiter nesta animação (12 anos) dura 4 minutos.
Variações: clique em Configurar órbita e use o formulário para diminuir o diâmetro máximo e mostrar mais asteróides.
Cinturão de Kuiper: é formado por asteróides trans-netunianos (que estão além da órbita de Netuno). Na animação são mostrados os asteróides conhecidos que têm mais de 300km de diâmetro estimado.
Variações: clique em Configurar órbita e use o formulário para diminuir o diâmetro máximo e mostrar mais asteróides trans-netunianos. Aumente a órbita máxima para mostrar órbitas de objetos mais distantes (como Sedna, que tem afélio de aproximadamente 1000 UA).
Essas órbitas são estimadas com base na passagem do cometa pelo periélio*; cada órbita de Sedna corresponde a aproximadamente 10.500 anos. O cometa de maior órbita mostrado no gráfico tem um afélio calculado de 2 anos-luz (130 mil UA**).
* Periélio = ponto da órbita que fica mais próxima do Sol.
** 1 UA (unidade astronômica) = distância média da Terra ao Sol.
São mostrados cometas que possuem um afélio* inferior a 40 unidades astronômicas*; O cometa Halley tem um movimento retrógrado e sua órbita (76 voltas da Terra) dura 8 minutos nesta animação.
* Afélio = ponto da órbita que fica mais distante do Sol.
** 1 UA (unidade astronômica) = distância média da Terra ao Sol.
Centauros são asteróides que cruzam as órbitas dos outros planetas. Dioretsa foi o primeiro asteróide descoberto com uma órbita retrógrada (daí seu nome).
Variações: clique em Configurar órbita e use o formulário para destacar órbitas de outros centauros como Nesso (Nessus), Quirón (Chiron) e Dâmocles (Damocles). Digite o início do nome e escolha da lista.
Há 4604 objetos na base de dados (mais da metade são asteróides do cinturão principal). Use o formulário abaixo para limitar a quantidade de objetos mostrados.
A qualidade da animação depende da memória disponível na sua máquina. Se muitos ítens forem selecionados, é provável que o gráfico fique muito grande e não haja memória suficiente para a animação (ou mesmo para desenhar o gráfico). Para melhorar a visualização, diminua as espessuras das linhas da órbitas quando houver muitos objetos.
* Sobre a aplicação: Esta aplicação foi construída por Helder da Rocha a partir de exemplos e exercícios criados para os cursos de XML, XSL e SVG da Argo Navis, cujas apostilas estão disponíveis para download. Os programas em Java, documentos XSL e XML usados para gerar os dados, e uma descrição de como os dados foram extraídos dinamicamente dos bancos de dados do JPL para gerar a base XML estão detalhados neste documento.