Cursos

Cursos podem ser combinados ter carga-horária e programa ajustados de acordo com os objetivos do treinamento.

Java 8: atualização 8h

Este minicurso é destinado a programadores que já conhecem e usam a linguagem Java, mas ainda não começaram a explorar as novidades da versão 8. São apresentadas e demonstradas as principais novidades do Java 8, como lambda, suporte JavaScript, recursos funcionais, API de tempo, streams, novas palavras-chave e operadores. Dois terços do tempo deste curso é dedicado às expressões lambda, interfaces funcionais e streams.

  Mais informações

Java para programadores40h

Este curso, ministrado desde 1996, foi revisado incorporando novidades das versões 6, 7 e 8. Introduz a programação em Java para quem já sabe programar em alguma outra linguagem (como JavaScript, PHP, Ruby, Python, C#). Além de introduzir a programação em Java, o curso apresenta boas práticas, padrões de design e ferramentas que ajudam a organizar o código e o processo de desenvolvimento. Exemplos e exercícios práticos ilustram os conceitos apresentados, e projetos maiores são desenvolvidos ao longo do curso incorporando o que foi aprendido.

  Mais informações

Introdução a XML24h

Este curso explora as principais tecnologias do XML como DTD, XML Schema, XSLT, XPath, XLink, XQuery, etc. Como validar, como ler, gravar e processar documentos em várias linguagens usando APIs como DOM e SAX. XPath, XSLT e XML Schema, além de processamento de XML usando ferramentas Java, podem ser explorados em maior detalhamento em cursos separados.

  Mais informações

HTML5 & CSS3 16,24, 32 ou 40h

Aborda os fundamentos de HTML, XHTML e CSS para Web designers ou programadores que pretendem conhecer os detalhes do código para aplicação de scripts e estilos. O curso maior explora em detalhes o essencial e aborda tópicos específicos superficialmente. Tópicos podem ser abordados separadamente: JavaScript essencial, CSS, HTML5, HTML5 Canvas, HTML5 Multimídia, CSS3 Animações, LESS CSS, XHTML, JavaScript avançado e JQuery.

  Mais informações

SVG Scalable Vector Graphics24, 32 ou 40h

Este curso explora a linguagem SVG, formato gráfico que pode ser gerado por ferramentas como Illustrator e Corel Draw, e transformado com CSS, manipulado com JavaScript, usado em animações e embutido em HTML5. Tem recursos similares a Flash e pode ser usado em aplicações Web no desktop ou em tablets. SVG é uma alternativa a HTML5 Canvas, mas pode também ser usado junto com Canvas. Tópicos opcionais incluem animação, programação (usando JavaScript, frameworks e componentes) e geração a partir de Java e XSLT.

  Mais informações

JavaScript Essencial24h

Este curso cobre os tópicos essenciais de JavaScript e Document Object Model para autores de Web Sites que usam CSS e HTML mas não têm familiaridade com scripts ou programação. É um pré-requisito essencial para quem deseja usar os últimos recursos do HTML5 como Canvas, video ou geolocalização - tópicos que requerem conhecimento básico de scripts. É um curso prático. Tópicos adicionais, incluindo Ajax, closures e JQuery podem ser acrescentados para turmas avançadas.

  Mais informações

XSLT e XPath 24h, 32h ou 40h

XSLT é uma linguagem funcional expressa em XML. Usada para alterar a estrutura de documentos XML e gerar documentos como texto, HTML, SVG e PDF. Este curso mostra como usar XPath 1.0 e 2.0 para extrair dados de documentos XML e HTML, e combinado com XSLT (1.0 e 2.0) para transformar esses dados em outros formatos. Também são apresentadas ferramentas online e de linha de comando, e o uso de XSLT e XPath através de outras linguagens (Java, JavaScript, C#, PHP, Objective-C, Python e Ruby).

  Mais informações

Padrões de Design com aplicações em Java16, 24 ou 32h

Aborda os fundamentos de HTML, XHTML e CSS para Web designers ou programadores que pretendem conhecer os detalhes do código para aplicação de scripts e estilos. O curso maior explora em detalhes o essencial e aborda tópicos específicos superficialmente. Tópicos podem ser abordados separadamente: JavaScript essencial, CSS, HTML5, HTML5 Canvas, HTML5 Multimídia, CSS3 Animações, LESS CSS, XHTML, JavaScript avançado e JQuery.

  Mais informações

Introdução a Java EE 40h

Este curso oferece uma introdução básica essencial às principais especificações da plataforma Java EE 7. Não é um curso que se aprofunda nos detalhes de cada tecnologia mas que introduz cada uma delas mini-tutoriais que contam com demonstrações e exercícios práticos realizados em sala de aula. Os exemplos e exercícios foram testados no servidor GlassFish 4.1. São também usados assistentes e ferramentas do NetBeans 8.02, mas todos os exemplos estão configurados em Maven e podem ser usados com outros IDEs.

  Mais informações

JPA Java Persistence API20h

Este curso é uma introdução abrangente à API de persistência do Java - JPA: uma solução de mapeamento objeto-relacional (ORM) que oferece uma camada de persistência transparente para objetos Java comuns (POJOs). Usando JPA, classes podem ser mapeadas a tabelas de um banco de dados relacional, seus objetos automaticamente mapeados a registros, e queries podem ser feitos no domínio dos objetos. JPA é independente de implementação. Este curso é compatível com as implementações mais populares de JPA: Hibernate ou EclipseLink.

  Mais informações

JMS Java Message Service 12h

JMS - Java Message Service é uma API Java para serviços de mensageria - comunicação assíncrona através de troca de mensagens. É uma das principais soluções usadas na integração de sistemas e parte integrante do Java EE. Este curso introduz a programação na API do JMS 2.x através de exemplos e exercícios práticos usando servidores open-source (ActiveMQ), mostrando como criar produtores, consumidores, mensagens e como configurar o serviço, além de como integrar com outros serviços do Java EE 7. O curso inclui ainda módulos opcionais sobre Message Driven Beans e uma introdução a padrões EIP.

  Mais informações

Aplicações Web em Java 24h

Este curso explora a tecnologia de servlets, que fundamenta aplicações Web em Java. É um conhecimento importante para quem deseja utilizar eficientemente frameworks Web de nível mais alto como JavaServer Faces (JSF). Cobre também requisições, respostas, sessões, contextos, filtros, cookies, componentes WAR, upload de arquivos, segurança. Os módulos sobre JSP, JSTL e taglibs agora são opcionais. O curso também mostra como integrar servlets com outros serviços do Java EE 7 como CDI, JPA, EJB, Web Services SOAP e REST.

  Mais informações

EJB Enterprise JavaBeans16 a 24h

EJB - Enterprise JavaBeans são componentes gerenciados por um servidor de aplicações Java EE. Podem modelar serviços simples e idempotentes, serviços que precisam controlar o estado, serviços de mensageria, timers, interceptadores e objetos persistentes, e podem ter vários serviços, como transações e segurança, configurados via anotações. Este curso explora os tópicos essenciais da especificação EJB 3. Pode, opcionalmente, incluir tópicos essenciais de JPA.

  Mais informações

JSF JavaServer Faces24h

Este curso explora a tecnologia JSF - Java Server Faces, que é um framework de interface do usuário (UI) para aplicações Web em Java. Possui uma arquitetura baseada em árvore de componentes com estado e comportamento mapeados a tags. Facilita a criação de GUIs em HTML e o controle de ciclos de vida, estado e eventos em objetos Java. Sua arquitetura que promove a separação de camadas com baxíssimo acoplamento facilitando testes, desenvolvimento, manutenção, evolução.

  Mais informações

Serviços Web RESTful com JAX-RS 20h

Este curso explora a criação de clientes e serviços Web RESTful usando Java. Serviços RESTful usam o estilo de arquitetura REST, do HTTP, para oferecer funcionalidades e dados como recursos acessíveis através de URIs e métodos HTTP. Vários serviços populares na Internet são disponibilizados via interfaces REST. Este curso mostra como criar clientes para enviar e receber dados desses serviços. Mostra também como criar serviços REST que podem ser acessados por clientes Java e clientes HTML/JavaScript/Ajax/JQuery.

  Mais informações

Servicos Web SOAP com JAX-WS24h

Este curso explora a criação de clientes e serviços Web SOAP/WSDL em Java. Serviços SOAP trocam mensagens para realizar a comunicação em sistemas distribuídos. Suportam tanto mensageria como serviços síncronos (estilo RPC) que podem ser descritos usando WSDL e tipos XML Schema. JAX-WS abrange uma API e conjunto de ferramentas que facilitam a criação de clientes e serviços SOAP/WSDL. Serviços podem ser instalados em servidores que suportam JAX-WS como ApacheCXF ou Oracle WebLogic / Glassfish.

  Mais informações

Padrões de Integração de Sistemas24h, 32h ou 40h

Este curso introduz e discute os 65 padrões de integração de sistemas (EIP) do catálogo Enterprise Integration Patterns, de Hohpe / Woolf (2013), explorando os padrões mais importantes de cada grupo com exemplos e exercícios em Java (usando JMS, EJB e Web Services). São apresentados frameworks que implementam esses padrões: Mule, Camel e Spring Integration. Inclui um laboratório (opcional) de projeto de integração implementado usando Camel, Mule ou Spring Integration.

  Mais informações

Infraestrutura de Sistemas Java EE32h e 40h

Este curso explora tecnologias e técnicas essenciais para o desenvolvimento de serviços usando Java EE: Enterprise JavaBeans (EJB), Java Message Service (JMS), tecnologias de representação de dados: XML, JSON, JAXB, serviços SOAP/WSDL: JAX-WS, serviços REST: JAX-RS e Jersey, e clientes Ajax (opcional) usando HTML5+CSS+JQuery. Este é um curso voltado a um tipo específico de solução prática. As tecnologias abordadas podem ser exploradas separadamente em mais detalhe em outros cursos.

  Mais informações

Padrões de Web Services 20h

Este é um curso de arquitetura de software que explora padrões e boas práticas no projeto e desenvolvimento de aplicações que usam Web Services, em REST ou em SOAP/WSDL. É utilizado o catálogo de padrões do livro Service Design Patterns de Robert Daigneau (2011), adicionando exemplos de aplicações em Java usando JAX-WS, JAX-RS e HTML/JSON/JQuery.

  Mais informações

XML Schema24h

Com XML Schema é possível realizar o design de aplicações XML de forma modular e orientada a objetos. A linguagem suporta definição de tipos e reuso através de mecanismos similares a herança e polimorfismo. Este curso cobre o assunto relativo às três especificações da versão 1.0 (2001) do XML Schema. Conhecer XML e namespaces é um pré-requisito.

  Mais informações

{less} além do CSS16h

Less é um dos mais populares pré-processadores CSS. É usado em bibliotecas de temas, aplicações e em frameworks populares de design responsivo como o Twitter Bootstrap. Este curso explora a tecnologia Less em detalhes, oferecendo uma introdução abrangente e cobrindo tópicos mais avançados através de exemplos. É necessário conhecer HTML e CSS, que são pré-requisitos. O curso sempre aborda a versão mais recente.

  Mais informações